Saiba quais os principais cuidados com seu calçado de acordo com o material

Camurça, couro, materiais sintéticos… Nossas sapateiras são preenchidas por peças dos mais variados materiais. Cada um deles conta com características físicas específicas que devem ser respeitadas para aumentar sua duração. Existem calçados que merecem um pouco mais de atenção na limpeza e conservação para evitar fungos, manchas, ressecamento e outros problemas supercomuns.

Quer aprender qual é a melhor forma de conservar seus sapatos para mantê-los bonitos por mais tempo? Saiba quais são os principais cuidados com seu calçado de acordo com o material!

 

Couro

O couro é um material delicado, mas, quando bem cuidado, pode durar por muito, muito tempo! Para limpar sapatos feitos com essa matéria-prima, utilize panos úmidos. Não use químicos, como detergentes ou sabões industrializados. Produtos específicos, como a Espuma Limpadora da Palmterm, são formulados especialmente para limpar o material sem danificar! Na parte interna, apenas uma escova ou pano úmido basta. Seque-os na horizontal, à sombra. Guarde-os sempre em locais ventilados, para evitar o ressecamento e, quando necessário, retire o pó acumulado com um pano seco.

 

Tecido ou sarja

Os calçados de tecido ou sarja pedem delicadeza. Invista em produtos específicos para lavá-los ou utilize sabão de coco. Depois da lavagem, deixe que sequem na sombra. Cuidado para que não permaneçam molhados por muito tempo, pois a umidade pode causar manchas e fungos. Também é importante o cuidado especial com sapatos de tecido ou sarja em tons mais claros não deixe o material encardir! Limpe após o uso sempre que possível.

 

Camurça ou nobuck

Sapatos de camurça ou nobuck são extremamente sensíveis à água por isso nada de usá-los em dias de chuva ou colocá-los de molho para lavar. Ao invés disso, utilize uma escovinha de cerdas macias e uma mistura caseira infalível: água e um pouquinho de condicionador de cabelos. Limpe em movimentos suaves e deixe-o secar à sombra. O calçado está com manchas difíceis de tirar? Uma borracha escolar branca pode ser a solução. Além disso, produtos específicos, como os Limpadores ou Renovadores de Nobuk e Camurça (preto ou incolor) da Palmterm, são perfeitos para quem deseja um sapato com cara de novo sem precisar fazer esforço.

 

Plástico ou borracha

Esse tipo de calçado é o mais simples de limpar! Com uma escova, água e sabão de coco, esfregue até sentir que toda a sujeira saiu. As borrachas brancas como solados de tênis ou até mesmo chinelos podem encardir com facilidade. O segredo para limpá-los é a pasta de dente. Isso mesmo! Basta espalhar sobre as áreas desejadas, deixar agir por alguns minutos e esfregar com uma escova.

 

Verniz

Embora pareçam fáceis de limpar, os calçados de verniz podem riscar com facilidade. Por isso, limpe com delicadeza: com um pano, espalhe lustra móveis, vaselina ou creme pela superfície em movimentos leves. Tenha o cuidado de colocar o produto primeiro no pano nunca diretamente no sapato!

 

Outras dicas importantes

  • Sprays impermeabilizantes, como o Impermeabilizante de Couros da Palmterm, são ótimos para calçados de couro, tecido, sarja, camurça e nobuck, e podem prolongar a vida útil desses tipos de materiais. Invista!
  • Couro mofado? Com um pouquinho de vaselina, você resolve o problema rapidamente!
  • A umidade é péssima para a conservação de qualquer material. Por isso, antes de guardar seus sapatos, tenha certeza de que eles estão bem sequinhos.
  • Não empilhe os sapatos. O peso, os saltos e a sujeira de outros calçados podem amassar, rasgar e manchar. Colocá-los lado a lado é o ideal.
  • Saquinhos de tecido podem ser a solução para proteger calçados mais sensíveis, como os de camurça, verniz e materiais delicados como cetim.

Gostou das nossas dicas ou ficou com alguma dúvida? Comente aqui embaixo e conte o que achou! Ah, e não se esqueça: tem sempre uma Lojas Calci pertinho de você, caso queira conversar ao vivo com a gente, trocar ideias e encontrar o sapato perfeito para você. Venha nos visitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *