Glossário da moda: saiba o que significam as principais expressões no mundo dos calçados

Muito mais do que vestir ou calçar, moda é também cultura e conhecimento. Por isso, se você quer saber o que significam as principais expressões no mundo dos calçados, aproveite este glossário especial da Lojas Calci!

 

Anabela

É um tipo de salto. Na maioria das vezes são sandálias, mas todo calçado com base larga que vai diminuindo no sentido dos dedos é uma Anabela. Queridinhas pelo conforto e adoradas por ter um visual bastante feminino, às vezes são confundidas com plataformas, mas a diferença é que o salto da Anabela é nulo ou mínimo na parte da frente.

Block Heels

De denominação da língua inglesa, block heels é o famoso salto em bloco. É marcado pelo formato quadriculado e grosso outra opção do nosso glossário da moda para quem ama conforto!

Além disso, o salto em bloco garante mais estabilidade, já que abrange grande parte do calcanhar. Perfeito para começar a aprender com salto!

Creeper

Sabe aqueles tênis com solado bem alto, estilo plataforma? São os creepers, que estão super na moda e já fazem parte da sapateira de muitas meninas e meninos!

Eles surgiram na Segunda Guerra Mundial, em 1945, para serem usados pelos soldados, que necessitavam de um calçado com pisada firme e resistente. Hoje o creeper ganhou versões estilosas e populares em todo o mundo!

Cut Out

A Cut Out,  também da língua inglesa, que significa “cortar fora” em tradução livre, tem esse nome por ser uma bota de cano curto com recortes vazados e fivelas. Elas viraram febre a partir de 2014 e são ótimas para o verão!

Além de estilosas, as Cut Outs deixam os pés ventilados e fresquinhos, excelente para dias quentes. Alguns modelos têm saltos largos, parecendo um minicoturno, mas existem também alternativas cujo salto é menor!

Mary Jane

Mary Jane é uma sandália ou sapato com tira que atravessa o peito do pé. Possuem um estilo elegante, delicado e romântico. Os clássicos são rasteiros e tem a ponta arredondada, mas existem modelos com salto e frente pontuda.

Essa expressão do mundo dos calçados surgiu e se popularizou por meio da personagem Mary Jane, criada em 1902 por Richard Outcault no seu romance Buster Brown!

Dad shoes (New sneaker)

É uma das maiores tendências em tênis da atualidade! Conhecido também como New Sneaker, o Dad Shoes é uma releitura da moda dos anos 1980 e 1990 bastante presente entre o público jovem, o que explica a expressão que dá nome este modelo.

Dad shoes, traduzido do inglês, significa “tênis do papai”. Por esta razão, muitos têm um visual pesado e aparência de usado. O público mais descolado e antenado em tendências adora!

Meia Pata

Os calçados Meia Pata possuem plataforma na parte da frente, na sola. Isso é ótimo, pois assim proporcionam maior conforto quando o salto for muito alto.

Esse modelo dá sustentação para a parte da frente do pé, o que também, consequentemente, ameniza a pressão do salto em si.

Essa expressão no mundo dos calçados pode estar em diferentes modelos do nosso glossário da moda — inclusive em sapatos com tirinha Mary Jane, como vimos no item anterior!

Peep Toe

Abertos na frente, os peep toes são sapatos que deixam os dedos à mostra — e essa é, literalmente, a proposta. A tradução do inglês que fizemos para o glossário da moda da Lojas Calci, inclusive, é bem divertida: peep significa espiar, e toe quer dizer dedo do pé!

Populares a partir dos anos 1940, eles nunca saíram completamente de moda e, seguidamente, voltam a ficar em alta. Você encontra também nos mais variados estilos, como sapatilhas, botas, salto fino, plataforma, com tira Mary Jane e Meia Pata!

Pump

Pump é uma característica que pode estar presente em vários sapatos de salto alto. Inclusive vimos algumas ocorrências neste glossário da moda, como a meia pata, peep toe e Mary Jane!

Essa expressão do mundo dos calçados refere-se à ponta do sapato. O bico deste modelo é mais quadradinho na ponta, uma característica facilmente identificada. Ideal para usar em festas e eventos, pois é elegante e muito sensual!

Slingback

Slingback é um modelo de sapato semiaberto com tirinha atrás, no calcanhar. É excelente tê-lo como coringa, pois está entre as opção que não cortam a silhueta horizontalmente. De quebra, o modelo tem salto, o que ajuda a alongar as linhas do corpo.

É uma boa saída para passar uma imagem elegante, com credibilidade, e ainda usufruir de conforto. Além disso, a versatilidade é garantida você pode usá-lo tanto com calça jeans quanto com vestidinhos. Ótimo para o verão!

 

Gostou do glossário da moda sobre as principais expressões no mundo dos calçados? Deixe a sua opinião nos comentários. Para encontrar os modelos das imagens, encontre a Lojas Calci mais próximo de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *